segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Qual o significado da Humildade?

O que é ser Humilde? O que não é ser Humilde? Quais as conseqüências que giram em torno desta atitude?

Humildade vem do Latim "humus" que significa "filhos da terra".
As vezes dependendo do assunto, escutamos numa rodinha de bate-papo as pessoas dizerem: “o ser humano é um bixo complicado”.
Sempre foi, só não sei dizer se já foi pior ou esta piorando cada vez mais devido ao poder financeiro e a disputa mútua pelo poder, até adoro usar uma frase de meu bisavô e que meu pai sempre lembra: “É mais fácil cuidar de 10 bois no pasto do que lidar com uma única pessoa.”

Que Deus o tenha, realmente ta aí uma grande verdade.
Você que se interessou ao ler esta minha matéria e não se considera Humilde, me perdoe talvez eu possa atingir o seu ego. Aliás você é Humilde ou Humilde?
Han? Não entendi Fredy. Calma, muita calma essa hora.
Nessa vida materialista ao citar sobre o comportamento temperamental no dia-a-dia do Homem, nos deparamos com muitos Humildes por origens sociais.
Uma pessoa que pelas desigualdades entre “irmãos” (assim como somos classificados pelo cristianismo) não se encaixa na famosa Classe A e B...Hóoo, nunca dei bola para isso. Até mesmo ficaria um tanto ofendido em ser colocado como uma das classes. Grande bobagem, cada um conquista aquilo que quer por méritos próprios. Aliás quando falamos em sucesso, qual a primeira coisa que surge em nossa cabecinha? Dinheiro, poder, glória e etc.

Daí talvez a transfiguração que puxa o outro lado da moeda. Como assim?
É quando encontramos e conhecemos pessoas onde um simples Bom Dia, tudo bem? Não significa absolutamente nada. Nem ao menos para desejar ou agradecer os votos de um positivo dia que amanhece a qualquer outra pessoa que você nunca viu na sua vida, ou que sempre passa por perto de ti na caminhada até o trabalho.
Para esse tipo de Humildade se encaixa muito bem a Falta de Educação, algo que vem de berço, não adianta.
Só a falta de educação? Talvez não...estamos esquecendo do Egoísmo e também da Arrogância. Que palavras feias não?
Pois é, e olhe a misturança e tamanhas coisas que puxaram a falta de Humildade.

ArrogÂncia: Para que comprimentar aquele cara, se nem o conheço?
Para que darei Bom dia para aquele servente?

Egoísmo: Só do Bom dia para quem da bom dia.
Há eu não quero saber de falar com ninguém, acordo sempre mal humorado.

Características que estam presentes em muitas e muitas pessoas.
Não me refiro aqui a friesa que é cultura européia e sim de Brasil, brasileiros.
Pergunte a alguém que trabalha diretamente com o povão. Um estabelecimento comercial por exemplo, quantas vezes um balconista de loja ou um caixa de banco não recebe logo uma patada pelo simples fato de dizer um olá ou realizar um gesto de cortesia.
É O caos estressante das grandes metrópoles? Não, não acredito.
Ao mesmo tempo que digo que a falta de educação vem do berço, acredito também que Humildade ninguém adquire e sim é algo que nascemos com ela.
Claro que podemos melhorar se isso não foi passado por nossos pais, porém quando a vida o ensina, sempre é de uma forma trágica, um tapa na cara muito grande.
Quantas pessoas não passaram por uma surpreendente reviravolta na vida familiar, amorosa ou profissional para conquistar um pequeno respeito ao próximo.

No Jornal da Gazeta na TV Gazeta do dia 24 de setembro, foi falado sobre o aumento de indenizações que pregadores são obrigados a pagar na justiça por um tratamento enfame e estúpido com seus funcionários.
Que bom que apesar de falha as nossas Leis, pelo menos nessa ocasião o empregado que embolsa R$350,00 por mês em muito dos casos é ouvido nessas horas.

Aonde quero chegar com tudo isso? Nada, apenas fazer uma observação sobre quanto vale um minuto, um segundo, um milésimo de nossas vidas? Absolutamente nada.
Quantas e quantas histórias a surpreendente vida humana nos apronta.
Hoje somos empresários, homens de poder, donos de carros do ano, casas que valem milhões, sucesso, capa de jornal, e ai o que era um conto de fadas se transforma em uma abóbora, assim, repentinamente. Porque será? Será que não é importante estarmos preparados para essas reviravoltas?
Será que espiritualmente falando Deus esta nos analisando com cada oportunidade que entrega em nossas mãos?
Será que realmente nós colhemos o que plantamos?
Qual o significado da Humildade na nossa vida?

Prazer em retribuir a educação e um simples gesto de hombridade com o próximo, toda via são nas pequenas coisas conjuntas que lá na frente traduzimos num bom relacionamento humano, seja com o porteiro, vizinho, motorista de ônibus, quem for.
Procuro entender as pessoas que tem a misteriosidade em prever as coisas, mas ainda acho que descobrir o futuro no presente, ainda é uma tarefa que só a ciência poderá descobrir, então sejamos simples, a vida é simples, nós que a complicamos.
O valor a vida, ao próximo, é substancialmente importante a partir do momento que você reconhece que apesar de sermos sozinhos (nascemos, conquistamos, perdemos e morremos sozinhos) sempre precisamos do próximo seja ele quem for.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).